Notícias

PERIODONTITE NA GESTAÇÃO: SINAL DE PERIGO!

A periodontite é uma doença que se manifesta inicialmente como uma inflamação da gengiva. Nesse estágio ela tem o nome de gengivite, mas se não for tratada pode evoluir para o estágio mais grave da doença: a periodontite. Além da inflamação na gengiva, também pode existir a perda óssea, que pode amolecer os dentes ou até mesmo fazê-­los cair!

Durante a gravidez, alterações metabólicas na mulher favorecem a inflamação gengival, além disso, a mudança de hábitos alimentares (alimentação mais calórica e em maior frequência) associados à mudanças de hábitos de higiene (menos eficiente e menos frequente) principalmente devido a enjoos durante a escovação, são um sinal de alerta ao maior risco desse tipo de problema.

Caso a mulher tenha tendência genética a desenvolver doença periodontal, a inflamação crônica gengival pode evoluir para a periodontite, a versão mais grave, que leva a perda óssea.

As duas doenças são um risco à gestação e ao desenvolvimento saudável do feto, pois representam um foco de infecção constante para a mulher e está relacionada a muitos problemas graves da gestação como a pré-eclâmpsia, ao parto prematuro e ao nascimento do bebê com baixo peso.

Por isso, é fundamental, logo no início da gravidez a futura mamãe seja avaliada por um dentista com formação e treinamento para o atendimento de gestantes. Assim, doenças periodontais e outras doenças bucais de risco podem ser tratadas e os riscos de problemas minimizados. 

AGENDE SEU HORÁRIO PARA UMA CONSULTA

Atendimento na clínica ou na sua casa!