Começam a aparecer as consequências do abandono dos procedimentos preventivos devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Convid-19.
A saúde depende de prevenção, de diagnóstico precoce de doenças, de ações de saúde que devolvam a saúde e permitam a manutenção de uma vida saudável.
Em nossa clínica tudo é pensado de maneira preventiva para que os pacientes se curem de suas doenças bucais pré-existentes e não voltem a tê-las. Estimulamos as visitas periódicas de rotina (mesmo sem sintomas ou queixas) e programas de limpeza bucal preventiva para evitar a formação de cárie e doenças periodontais. Atualmente, após 6 meses de isolamento social, temos observado uma piora considerável das condições de saúde bucal de nossos pacientes.
Muitos pacientes de odontopediatria, que faziam parte do programa preventivo mensal (especialmente autistas) e nunca haviam desenvolvido sequer uma cárie, após abandonarem o programa por quase 7 meses, começam a retornar com vários dentes cariados.
Pacientes que estavam em fase final de tratamento, retornam com dentes quebrados, aparelhos ortodônticos praticamente desmontados e muitos novos problemas bucais que, agora, tornam-se prioritários.
Um verdadeiro retrocesso para a saúde. Uma tristeza.
Entendemos que o isolamento social é importante para conter a doença, mas a humanidade não tem que temer apenas a covid-19. Existem muitos problemas de saúde que antes eram tratáveis, que estão agora sendo jogados prá baixo do tapete como se não existissem, até precisarem de um atendimento domiciliar ou hospitalar de emergência.
Precisamos avaliar nossas prioridades sim. Precisamos sobreviver à covid e também às infecções generalizadas, ao diabetes descompensado, à hipertensão descontrolada e a tantos outros problemas de saúde que podemos ter. A saúde não pode esperar a pandemia passar.
Um dente não pode deixar de ser restaurado, ou extraído ou substituído por um implante. Por que ele é fundamental para nossa saúde, para que possamos comer, não ter infecções graves de origem inflamatória dental, para que nossa imunidade se mantenha em dia (dor deprime e debilita).
O pânico de pegar covid-19 não pode ser maior do que a importância que você dá à sua saúde e ao seu corpo. Conhecemos melhor o novo coronavírus, sabemos o que fazer para nos proteger dele, mas também sabemos que ele não é o único risco que corremos, existem outros muitos mais próximos e conhecidos, não podemos nos esquecer de tudo o que foi aprendido, de tudo o que nosso corpo precisa, não podemos nos esquecer da importância da prevenção em nossas vidas.