Notícias

DOR DE CABEÇA EXIGE TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

Cefaleia ou dor de cabeça é mais comum em mulheres do que em homens, e mais prevalente entre pessoas com idade entre 40-50 anos. Suas causas geralmente tem fundo genético, mas pode estar associada a diversos fatores que contribuem para a ocorrência das crises e perpetuação dos sintomas.

O primeiro profissional que você deve procurar em casos de cefaleia é o médico neurologista, que irá fazer uma avaliação minuciosa e solicitará exames complementares, com o objetivo de descartar possíveis problemas neurológicos relacionados à ocorrência das crises como aneurismas, defeitos vasculares entre outros, e propor um tratamento efetivo.

Como a cabeça está intimamente relacionada com os músculos do pescoço e todas as estruturas da face e da boca/mandíbula/ATM, é grande o número de casos onde é necessário associar tratamentos de DTM para alívio dos sintomas de cefaleia (intensidade, frequência e duração). O cirurgião dentista especialista em DTM irá avaliar as estruturas da cabeça e pescoço, assim como sinais indicativos de hábitos parafuncionais (não-funcionais) que possam estar contribuindo com as crises. Após a adequada identificação dos fatores contribuintes para a dor, proporá tratamentos que visem colaborar com a remissão ou mesmo diminuição dos sintomas. Esses tratamentos podem ser desde o acompanhamento psicológico, fisioterapia para melhorar a dor e a postura, medicações associadas, uso de aparelhos noturnos, etc.

É importante saber que cefaleia não tem cura, mas pode se transformar em raras crises de baixa intensidade e duração, desde que a maioria (senão todos) os fatores contribuintes para a dor sejam eliminados.

Portanto, se você sofre de cefaleia, já fez avaliação neurológica e ainda não conseguiu melhorar de maneira suficiente para ter a qualidade de vida que gostaria, saiba que um dentista pode te ajudar, atuando no controle ou eliminação de fatores contribuintes para a dor, mas que um neurologista não pôde identificar. O tratamento de cefaleia deve ser feito de maneira multidisciplinar, buscando o controle do maior numero de fatores que possam estar contribuindo para a manutenção da dor.

AGENDE SEU HORÁRIO PARA UMA CONSULTA

Atendimento na clínica ou na sua casa!