Notícias

DENTISTA EM CASA REPOUSO

O envelhecimento promove uma série de alterações fisiológicas no indivíduo, devido à  redução do metabolismo como um todo, que afetam todos os sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, e linfático; aumentando à suscetibilidade à doenças infecciosas (gripe, herpes, covid) e não infecciosas  como câncer, AVC, infarto e doenças neurológicas.

Dentro desse quadro e com o envelhecimento da população, as áreas da saúde têm evoluído para atender e proporcionar maior qualidade de vida à população idosa. Por esse motivo, muito tem sido investido em conscientização da necessidade de acompanhamento preventivo do idoso com profissionais de saúde como médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

O dentista brasileiro é um dos maiores especialistas mundiais na boca, que é uma área extremamente especializada do corpo humano e também a principal porta de entrada de qualquer doença infecciosa. O dentista é muito mais do que um especialista em dentes e pode ajudar a população a ter uma vida mais saudável e um envelhecimento com menos sofrimento. Para isso, precisa atuar antes que a doença apareça ou evolua de maneira irreversível.

Assim como as outras áreas da saúde, a odontologia deve atuar na prevenção de doenças (de mucosa, língua, gengiva, osso e dentes), mas principalmente para a manutenção da saúde gengival e dentária para que os dentes sejam mantidos garantindo uma adequada mastigação, que é o início da digestão, responsável direta de uma nutrição adequada para a absorção dos nutrientes necessários à saúde e manutenção da vida.

No idoso, que possui metabolismo reduzido e maior dificuldade de absorção de nutrientes, a mastigação tem papel fundamental. Por esse motivo, a preservação dos dentes ou sua reposição por implantes ou próteses tem papel primordial. Os dentes, além de triturar, amassar e rasgar os alimentos facilitando sua dissolução e absorção têm função tátil e estabilizadora da mandíbula auxiliando na deglutição, na respiração e na fala. Nenhuma prótese dentária é capaz de devolver integralmente todas as funções desses órgãos ultra especializados, por isso sua preservação é tão importante. Sem dentes, não há absorção adequada de nutrientes, há o risco iminente de engasgos e problemas digestivos, lesões de boca por trauma em mucosa são frequentes, também ocorre a maior ingestão de carboidratos (mais fáceis de engolir sem mastigar) o que dificulta o controle da glicemia especialmente em pacientes diabéticos.

Para a preservação dentária, e consequentemente a preservação da vida, a presença periódica do dentista é essencial e deveria estar presente em hospitais e casas de repouso. Por esse motivo, a Confidere Odontologia tem um programa específico e com custo-befeício inestimável para garantir a presença do dentista, especialmente em casas de repouso, com visitas periódicas programadas para avaliação e limpeza, que é a principal ferramenta preventiva para a manutenção da saúde do idoso.

Queremos fazer mais do que simplesmente tirar a dor, queremos que ela nunca mais apareça e que a vida do idoso seja mais tranquila e com maior qualidade de vida.

AGENDE SEU HORÁRIO PARA UMA CONSULTA

Atendimento na clínica ou na sua casa!